quarta-feira, 18 de junho de 2014

Artigos do Elfo - Sobre os Changeling I

Esta é uma serie de artigos sobre o cenário de Eberron de autoria da enciclopédia humana autodenominada Elfo. O Elfo é um usuário antigo da Spell RPG.


Os textos são leves e bem humorados, trazendo bastante informação útil sobre o cenário de Eberron. O artigo a seguir fala da raça dos changelings.

Changelings I - Filhos do Viajante

Retornando à "coluna" sobre Eberron, notei que não tinha escrito nada sobre uma das raças introduzidas no cenário. Eu já escrevi sobre Kalashtars, Forjados e Shifters (seja por menções, seja um artigo completo no caso dos Forjados), então hora de fechar a lacuna com os Changelings.

Changeling em sua forma nativa
A característica mais interessante dos Changelings é curiosamente a sua falta de características distintivas e ao mesmo tempo, a sua incrível capacidade de replicar e imitar a aparência de outras raças com uma grande facilidade. Nascidos com a capacidade de alterar a forma, a altura e mesmo características sexuais secundárias e primárias, os Changelings são uma raça cuja identidade não deriva tão facilmente de seu corpo - pois ele é incrivelmente mórfico. E essa habilidade de assumir várias formas e como o Changeling lida com essa questão que formam o cerne da identidade de um dos Filhos/Netos do Viajante.

Embora tenha um sexo bem definido em sua forma natural, Changelings pode assumir formas masculinas e femininas, hermafroditas e assexuadas de qualquer raça que sejam capaz de se transformar e se reproduzir com qualquer raça – seja no papel de genitor masculino ou feminino (e hermafrodita, mas há um silêncio nos livros quanto a isso). Filhos do relacionamento entre changelings e outras raças tem 50% de chance de ser de changeling ou da raça do outro genitor, não havendo “meio-changelings” e caso um changeling em forma feminina engravide, ele se torna incapaz de alterar para uma forma masculina ou assexuada até o parto, mas curiosamente não há menções se há tal limitação para formas hermafroditas. 

Changeling masculino e feminino
Embora seja de conhecimento comum que Changelings são descendentes de uma série de casamentos, encontros amorosos e casos entre Doppelgangers e raças humanoides, cujos poderes de transformação foram reduzidos e estabilizados, é também bem aceito entre Changelings que sua raça possa ser uma criação de uma das divindades mais misteriosas da Héxade Sombria, o Viajante. Assim como seu suposto criador, os Changelings vagam por todos lugares assumindo diversas identidades e trejeitos sem que ninguém saiba que eles realmente estão ou estiveram em algum lugar. Ambas histórias podem até mesmo se complementar, onde o Changelings não seriam Filhos do Viajante - mas sim seus Netos devido a seus ancestrais Doppelgangers. Seja lá qual história ou mito for aceito, a figura do Viajante quase sempre recebe algum respeito, quando não veneração, entre os Changelings - ação essa que pode fazer alguns seguidores muito pios da Hoste Soberana ou da Chama Prateada ao menos suspeitar ainda mais da raça como um todo.

Outro detalhe dos Changelings é que são vistos de maneiras muito distintas pelos dois maiores grupos humanos civilizados em Eberron – enquanto existe uma saudável desconfiança em Khorvaire, em Riedra os Changelings possuem um status consideravelmente maior, ficando apenas abaixo dos Inspirados e seus Recipientes, já que a maleabilidade da sua forma física refletiria uma elevação espiritual maior por parte do Changeling, cujo espírito reflete mais claramente seu poder sobre a matéria. E sem surpresas, o talento de mudar de forma é muito utilizado em Riedra pelos Milhar de Olhos (The Thousand Eyes), uma organização que espia e suprime pessoas e pensamentos (pois tem um bom número de telepatas e encantadores em seus números) contrários a estabilidade e o andamento dos planos dos Quoris.

Para ver esse tópico no original, acesse:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário