quarta-feira, 18 de junho de 2014

Artigos do Elfo - O Sangue de Vol

Esta é uma serie de artigos sobre o cenário de Eberron de autoria da enciclopédia humana autodenominada Elfo. O Elfo é um usuário antigo da Spell RPG.


Os textos são leves e bem humorados, trazendo bastante informação útil sobre o cenário de Eberron. O artigo a seguir fala do Sangue de Vol, uma das maiores religiões do cenário.

O Sangue de Vol

Antes de tudo, essa religião é tão problemática que mesmo os primeiros livros de Eberron dão uma imagem errada tanto da crença quanto da prática de seus seguidores. Originalmente é listada como uma religião Leal e Maligna, focada na reverência à Vol, A Rainha dos Mortos (Que já mencionei en passant no texto sobre Elfos)  mas isso representa um grupo pequeno de seguidores. Felizmente tanto o Faiths of Eberron quanto o Campaign Setting da 4e colocam o Sangue de Vol como um grupo levemente sinistro, com práticas e crenças estranhas, mas não necessariamente maligno, por isso essa religião passou a ser listada como Unaligned/Neutra.

Com um símbolo como esse, não é difícil ser visto como uma crença maligna. Ou uma banda de Black Metal
Colocado o lembrete acima,  preciso também deixar claro outro erro muito comum: A religião do Sangue de Vol não é a crença de Vol (a lich Erandis d'Vol). É uma crença sobre ela, que é colocada como uma figura mítica. A própria Vol (que os seguidores em geral não sabem que ainda existe – exceto a Garra Esmeralda, que sabe da existência da Rainha da Morte e que ela é um Lich, mas seu nome não é associado com Vol) usa parte da estrutura da religião para seus fins, especialmente a Coalizão Escarlate (Crimsom Covenant) e a Garra Esmeralda (Emerald Claw ). O seguidor comum do Sangue é bastante distante e desconhece esse detalhe sinistro da crença.


A crença do Sangue de Vol é derivada da pregação de elfos afiliados (mas não parte) à Linhagem de Vol exilados em Lhazaar (especialmente em Bloodsail) e no leste de Karrnath, que são locais onde essa religião é bem disseminada. Esses primeiros pregadores se basearam em rituais e crenças praticados pela família de Vol, antes que ela fosse exterminada pela aliança entre os Dragões e a Corte Imortal.

Uma Cerimônia do Sangue de Vol. Alguma surpresa do porque eles são vistos com suspeita?
Com os detalhes acima em mente, no que creem os fiéis no Sangue de Vol? Sua crença pode ser resumida em um mantra:

Não busque nos céus acima, nem nas profundezas abaixo, nem mesmo no passado ou futuro distante. Busque a Divindade Interior, pois o sangue é a vida e nele pode ser escutada a promessa da Vida Eterna. Tens apenas que escutar. ( Look not to the skies, nor to the depths below, nor even to the distant past or future. Seek the divine within, for the blood is the life, and in its call can be heard the promise of eternal life. One has but to listen.). Junto com ele,  vem também o outro mantra: “Apenas o divino é eterno” (Only the divine is eternal).

Dessa maneira, aqui está o ponto central que une o Sangue de Vol: A busca pela verdadeira imortalidade, explorando o poder da Divindade Interior para isso. Os seguidores creem fielmente no fim de sua existência em Dollurh e não veem nenhuma divindade pode retirar alguém de tal fim, portanto tentam explorar a sua própria fagulha divina para isso.

Daqui se explica outro erro comum quanto ao Sangue: Eles não veneram mortos-vivos. Tornar-se um morto-vivo é sacrificar o poder inerente da Divindade Interior, um ato  impróprio quando se cultua e busca o despertar dela. O que os seguidores do Sangue fazem é respeitar os mortos-vivos que seguem o Sangue de Vol e realizam esse sacrifício para defender e proteger os membros da crença. Outros tipos de mortos-vivos são vistos ou como aberrações monstruosas ou como ferramentas úteis, de acordo com a moralidade e ética do seguidor.

Para ver este tópico no original
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário